11 Nov
11Nov

A Cromoterapia A cromoterapia é uma prática milenar que acompanha a sociedade desde os povos antigos. Hoje, ela se enquadra no conceito de terapia alternativa e medicina natural, sendo amplamente utilizada para tratamentos físicos e mentais. Essa técnica utiliza ondas emitidas pelas cores que, segundo os especialistas no assunto, atuam nas células do organismo, contribuindo para o equilíbrio e o bom funcionamento dele. Na cromoterapia, a cor tem uma função terapêutica e pode ser aplicada de diferentes maneiras: ferramentas como lâmpadas, escolha de roupas ou até ingestão de alimentos. É uma técnica utilizada no Programa Nacional de Práticas Integrativas Complementares (PNPIC), oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por isso é considerada um mecanismo válido. Dessa forma, a cromoterapia é uma prática terapêutica que pode complementar o tratamento médico. Porém, ela não substitui métodos convencionais. Para entender melhor sobre o assunto, é preciso falar mais sobre as funções das cores na cromoterapia: 

  • Vermelho: tem propriedades estimulantes, que atuam diretamente no sistema nervoso central, reduzindo o cansaço e o desânimo, enquanto aumenta a disposição e a motivação.
  • Laranja: estimula a criatividade, melhora a digestão, a saúde dos pulmões e a respiração. É frequentemente associado a tratamentos para náuseas.
  • Amarelo: também estimula o sistema nervoso central, ajuda a melhorar estados de depressão, desânimo, apatia e esgotamento mental. Está associado ainda à ativação dos gânglios linfáticos, à melhora do sistema digestivo, do intestino e do pâncreas. Ela ajuda a purificar o sangue e favorece a saúde da pele.
  • Verde: é indicada para aliviar a tensão, trazendo calma, equilíbrio e harmonia. Na cromoterapia, está associada à glândula pituitária, responsável por controlar todas as outras glândulas do corpo e o equilíbrio hormonal. Também é muito utilizada em tratamentos de infecções, gripes e resfriados.
  • Azul: é sinônimo de calma, alivia a agressividade e a raiva. Ela também ajuda na vitalidade, na eliminação de toxinas, no tratamento de coceiras e problemas de pele, e na redução da dor de cabeça.
  • Violeta: atuando diretamente no metabolismo, essa cor ajuda a controlar a fome, relaxar os músculos e combater infecções. A cromoterapia também associa o violeta à melhora da dor, ao alívio do sono, à redução do estresse mental e emocional.

 A cor mais indicada para o tratamento do estresse é o azul e suas variações. Ela pode ser utilizada através de roupas, cor dos ambientes, imersão em banhos com luzes ou com a luz ambiente, lanternas e na forma de bastões. O Bastão Cromático é a soma de Bastão Atlante com a energia das cores, em um único aparelho. É usado em aplicações de cromoterapia, auriculo cromopuntura e também em reflexologia. O bastão ou a lanterna cromática deve ser aplicado com tempo e distância controlados, limpando o campo áurico, equilibrando a energia e os chácras. No caso do tratamento do estresse deve-se passar à 10 cm de distancia sobre todo o corpo fazendo a “varredura energética” a cor azul e em seguida trabalhar cabeça e chácras. 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.