30Nov

Os dias passam, o mundo muda, cresce e evolui e tudo fica mais rápido, mais acelerado, as cobranças maiores e vem cada vez mais cedo a tal ansiedade. 

No início é um friozinho na barriga, uma noite mal dormida, o pensamento a mil, mas tudo bem, você fala para si mesmo, isso passa. Mas o que parecia bobo agora te faz suar frio, acelera seu coração, te deixa tonto e, nem é paixão, é a ansiedade crescendo e tomando conta do seu corpo. 

Os seus resultados caem, você começa a desejar cama, casa, férias e não só de trabalho, descompensa na comida, vem o amiguinho estresse se aproveitando para ser seu novo inquilino indesejado. 

É hora da pergunta mais importante da sua vida... Até quando? Até quando você vai se permitir sofrer, ter medo, deixar a compulsão te dominar, ser refém desses habitantes inconvenientes? 

Hoje até o SUS (Sistema Único de Saúde) reconhece que o tratamento deve ser de forma integrativa e possuímos 29 terapias holísticas para nos realinharmos. Não vou falar de cada uma delas, a internet te ajuda com isso, mas vamos entender que técnicas milenares que são estudadas cientificamente hoje e empregadas para te reequilibrar corpo, mente e energia não são frescuras ou crendices e sim, necessidade cada dia mais real para nosso mundo acelerado. 

Se você quer mesmo mudar de vida, relaxar, fazer crescer a autoestima, o bom humor, melhorar relacionamentos amorosos ou interpessoais, se livrar de medos, traumas, atrair a prosperidade sem receitas milagrosas e irreais, essas técnicas de terapia holística irão realmente te ajudar. 

Agora sim é hora de conhecer cada uma delas e descobrir quais se encaixam melhor com você, com quais você irá se identificar e com certeza absoluta eu digo, com quais você vai se apaixonar, porque quando você vê resultado, se livra de dores, estresses, passa a ter uma vida mais saudável, feliz, plena, você não vai mais abrir as portas para nenhum visitante que não venha para te fazer bem. 

Por Cristiana Cavalcante

11Nov

A auriculoterapia constitui uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, sendo atualmente um ramo na especialidade da Acupuntura, e foi oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema. 

É um método que conseguiu impor-se pelos resultados obtidos e por ser pouco invasivo, o que faz com que seja bem aceito pelos pacientes. Consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.

 O pavilhão auricular é considerado uma parte muito importante do corpo humano por constituir um microssistema, podendo refletir todas as mudanças fisiopatológicas dos órgãos e vísceras, dos membros, tronco, dos tecidos e dos órgãos dos sentidos. 

Quando se produz um estado patológico em qualquer parte do corpo humano isto é refletido na orelha com reações positivas de caráter e localidades diferentes, específicos a cada enfermidade. Pontos auriculares são zonas específicas distribuídas na superfície auricular que refletem fielmente a atividade funcional de todo o organismo. 

A maioria desses pontos tem a característica de tornarem-se reativos ante um processo patológico em sua zona correspondente no corpo. Todas as regiões e órgãos do corpo humano estão representados na orelha, como se a orelha fosse um feto em posição cefálica (de cabeça para baixo). 

O tratamento consiste na colocação, após assepsia rigorosa, de um material esférico e de superfície lisa, que pode ser um pequeno cristal ou mais comumente sementes de mostarda ou vaccaria, presos à pele com pequenos pedaços de esparadrapo, de forma que façam pressão nos pontos auriculares. Podemos usar pequenas agulhas próprias para a técnica, conhecidas como rabinho de porco e até agulhas de acupuntura caracterizando a auriculopuntura. 

Esta técnica não deve ser empregada caso o pavilhão da orelha esteja machucado, com úlceras ou eczemas, e o paciente deve ser orientado a procurar o médico caso ocorra dor acentuada, prurido, sangramentos e edemas. De acordo com a Agência Nacional de Acreditação e Avaliação em Saúde, órgão francês que equivale ao Ministério da Saúde brasileiro, as principais indicações da terapia são: 

  • Dores agudas e crônicas;
  • Enxaqueca;
  • Insônia;
  • Transtornos emocionais, como ansiedade e depressão;
  • Vícios, incluindo tabagismo;
  • Distúrbios funcionais digestivos;
  • Compulsão alimentar;
  • Retenção de líquido;
  • Patologias funcionais urogenitais;
  • Alergias, especialmente as respiratórias;
  • Problemas motores.

 Existem diferenças significativas entre a escola francesa e a chinesa de auriculoterapia. A primeira registrou 43 pontos, enquanto a última descreveu mais de 200. Diversas são as formas de realizar pressão sobre esses pontos durante a sessão. As mais comuns são: 

  • Agulhas filiformes: aplicadas sobre os pontos durante 10 a 30 minutos.
  • Agulhas intradérmicas: colocadas debaixo da pele por cerca de 7 dias.
  • Esferas magnéticas: coladas na pele por aproximadamente 5 dias.
  • Sementes: podem ser aquecidas ou não e são coladas na pele durante 5 à 7 dias.

As evidências disponíveis acerca dos efeitos da auriculoterapia sobre o estresse, ansiedade e depressão comprovam a efetividade da técnica em indivíduos adultos e idosos. Tratamento para estresse com auriculoterapia, como em todos os outros casos será necessário uma anamnese detalhada caso a caso, mas alguns pontos base podem ser utilizados nesse processo de tratamento como rins na concha cimba, Shen Men na fossa triangular, simpático dentro da concha cimba e ansiedade na incisura intertago.

11Nov

Outra técnica  impressionante é a Ventosaterapia. 

A pressão negativa das ventosas sob a pele causa uma tração nos tecidos subcutâneos, causando um efeito biomecânico de alongamento local, liberação de tecido miosfacial e cicatricial e diminuição da rigidez da pele, ocasionando diminuição de tensão e alívio dos desconfortos. O aumento do fluxo sanguíneo e o aparecimento dos hematomas, aumenta a perfusão sanguínea e atua como estímulo nociceptivo que ativa as vias descendentes inibitórias de controle da dor e facilita o processo de auto regulação do corpo, além de melhorar o sistema imunológico pela ativação e produção de novas células. 

Estudos mostram que a terapia da ventosa apresenta os mesmos efeitos fisiológicos a liberação miofascial e aplicação do calor, melhorando não apenas a dor em variáveis fisiológicas, mas também em variáveis psicológicas e comportamentais, sendo um principal recurso no tratamento de dores e desconfortos. A prática promove relaxamento corporal, mental e ainda ajuda a desintoxicar o nosso organismo, reduzir dores e desconfortos, e até mesmo auxilia com o desalinhamento de energias negativas. 

Os Benefífios da Ventosaterapia Aumento da circulação sanguínea local; Fortalecimento dos vasos sanguíneos; Relaxamento do corpo e da mente; Eliminação de contraturas musculares (nós) e pontos gatilho. Uma sessão pode durar entre 5 e 20 minutos. 

Dependendo do tratamento, podem ser feitas várias sessões para melhor resultado, de acordo com a orientação do profissional. 

Contra-indicações: Apesar de serem um ótimo tratamento, as ventosas não podem ser usadas por qualquer pessoa. As pessoas pertencentes aos seguintes grupos não devem fazer ventosaterapia: Casos de trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos; Varizes; Febre; Fratura no local; Pressão muito alta; Peles com acne, dermatite, rosácea, psoríase, vitiligo, herpes ou qualquer outro tipo de lesão. 

Existem vários tipos de aplicação: o Dry cupping, que consiste na aplicação nos mesmos pontos de estímulo da acupuntura. Cupping massage, deslizamentos do copo sob a superfície da pele, muitas vezes utilizados com óleos lubrificantes e óleos com arnica para liberação da pele, Wet cupping, em que é realizado uma incisão na pele para extração do sangue antes da aplicação das ventosas e o Flash cupping, que utiliza os copos somente para pressão local, sem manter as ventosas no local. 

A pressão de aplicação dos copos pode ser leve (100 e 300 milibar / um ou dois bombeamentos manuais), média (300 e 500 milibar / três ou quatro bombeamentos manuais), forte (acima de 500 milibar / cinco ou mais bombeamentos manuais) ou pulsátil (a pressão dentro dos copos é variável, entre 100 e 200 milibar a cada 2 segundos). Geralmente, a sucção média é indicada para condições dolorosas do sistema musculoesquelético. Para um bom tratamento de Estresse com a ventosaterapia devemos utilizar pontos de analgesia, onde houver excesso com método dispersante e onde houver deficiência com métodos tonificantes, podemos trabalhar na área das costas correspondente a ansiedade e preocupação, até mesmo medo em certos casos. Pode trabalhar técnicas associadas, pontos gatilhos, sempre visando a liberação do “Chi”. 

11Nov

A Cromoterapia A cromoterapia é uma prática milenar que acompanha a sociedade desde os povos antigos. Hoje, ela se enquadra no conceito de terapia alternativa e medicina natural, sendo amplamente utilizada para tratamentos físicos e mentais. Essa técnica utiliza ondas emitidas pelas cores que, segundo os especialistas no assunto, atuam nas células do organismo, contribuindo para o equilíbrio e o bom funcionamento dele. Na cromoterapia, a cor tem uma função terapêutica e pode ser aplicada de diferentes maneiras: ferramentas como lâmpadas, escolha de roupas ou até ingestão de alimentos. É uma técnica utilizada no Programa Nacional de Práticas Integrativas Complementares (PNPIC), oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por isso é considerada um mecanismo válido. Dessa forma, a cromoterapia é uma prática terapêutica que pode complementar o tratamento médico. Porém, ela não substitui métodos convencionais. Para entender melhor sobre o assunto, é preciso falar mais sobre as funções das cores na cromoterapia: 

  • Vermelho: tem propriedades estimulantes, que atuam diretamente no sistema nervoso central, reduzindo o cansaço e o desânimo, enquanto aumenta a disposição e a motivação.
  • Laranja: estimula a criatividade, melhora a digestão, a saúde dos pulmões e a respiração. É frequentemente associado a tratamentos para náuseas.
  • Amarelo: também estimula o sistema nervoso central, ajuda a melhorar estados de depressão, desânimo, apatia e esgotamento mental. Está associado ainda à ativação dos gânglios linfáticos, à melhora do sistema digestivo, do intestino e do pâncreas. Ela ajuda a purificar o sangue e favorece a saúde da pele.
  • Verde: é indicada para aliviar a tensão, trazendo calma, equilíbrio e harmonia. Na cromoterapia, está associada à glândula pituitária, responsável por controlar todas as outras glândulas do corpo e o equilíbrio hormonal. Também é muito utilizada em tratamentos de infecções, gripes e resfriados.
  • Azul: é sinônimo de calma, alivia a agressividade e a raiva. Ela também ajuda na vitalidade, na eliminação de toxinas, no tratamento de coceiras e problemas de pele, e na redução da dor de cabeça.
  • Violeta: atuando diretamente no metabolismo, essa cor ajuda a controlar a fome, relaxar os músculos e combater infecções. A cromoterapia também associa o violeta à melhora da dor, ao alívio do sono, à redução do estresse mental e emocional.

 A cor mais indicada para o tratamento do estresse é o azul e suas variações. Ela pode ser utilizada através de roupas, cor dos ambientes, imersão em banhos com luzes ou com a luz ambiente, lanternas e na forma de bastões. O Bastão Cromático é a soma de Bastão Atlante com a energia das cores, em um único aparelho. É usado em aplicações de cromoterapia, auriculo cromopuntura e também em reflexologia. O bastão ou a lanterna cromática deve ser aplicado com tempo e distância controlados, limpando o campo áurico, equilibrando a energia e os chácras. No caso do tratamento do estresse deve-se passar à 10 cm de distancia sobre todo o corpo fazendo a “varredura energética” a cor azul e em seguida trabalhar cabeça e chácras. 

11Nov

O estresse, considerado mal do século XXI é hoje chamado por muitos de doença, na verdade é uma resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. Isso deixa o indivíduo em “estado de alerta” e em condições de reagir. Esse mecanismo pode ser causado por diversas razões, provocando sensações de irritação, medo, desconforto, preocupação, frustração, indignação e nervoso. Se não devidamente combatido, os efeitos do estresse no corpo podem evoluir para doenças graves, como pressão alta, doenças cardiovasculares e obesidade, e transtornos mentais, como depressão, ansiedade e transtornos alimentares, ao longo dos anos. Segundo a Associação Americana de Psicologia, há três tipos de estresse: estresse agudo, estresse agudo episódico ou estresse crônico. Além disso, existe o Transtorno do estresse pós traumático. O estresse agudo é uma reação do corpo a um momento ou fato estressante. Os sintomas da reação aguda ao estresse passam em grande parte pelos sintomas ansiosos como: Ativação psíquica Instabilidade de humor Apreensão Insegurança Estresse agudo episódico A Associação Americana de Psicologia ainda define o estresse agudo episódico, que é quando esses estímulos que causam as reações agudas ao estresse se repetem com frequência. Dores de cabeça tensionais persistentes enxaqueca e hipertensão. Dor no peito Doenças cardíacas Estresse crônico Quando uma pessoa se mantém continuamente estressada, e isso faz parte da rotina, o estresse pode estar se tornando crônico. Neste caso, as reações do corpo ao estresse e os sintomas não vão embora, afetando diversas áreas da vida. O estresse crônico é um fator de risco para ansiedade e depressão. Fadiga Desgaste Mal-estar Cansaço Esgotamento Aumento da vigilância Dificuldade em relaxar e descansar Desânimo Tristeza Sensação de fracasso Dificuldade de sentir prazer Alteração do sono. Transtorno do estresse pós-traumático Quando o episódio que desencadeou o estresse agudo representou ameaça à sua vida ou à vida de terceiros, é possível que a pessoa desenvolva o transtorno do estresse pós-traumático (TEPT). Ele pode ser definido como um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais. Várias técnicas Integrativas podem ser utilizadas para tratamento, alívio e/ou prevenção de estresse. Conforme solicitado vamos falar de três técnicas em específico. 

20Jun

Como já falamos anteriormente a terapia holística visa o todo, ou seja, a vida inteiramente equilibrada e saudável do indivíduo, em todos os seus aspectos, tanto físico quanto mental, emocional e espiritual. Então o que é a Terapia Integrativa? É a junção de diferentes técnicas ou práticas para atingir esse estado de equilíbrio geral. Ela se pauta na multidisciplinaridade e amplia o relacionamento entre terapeuta e cliente. E também não termina aí, pois o terapeuta, avaliando as necessidades de cada paciente, trabalha, além de várias técnicas próprias para o caso de cada cliente, também interage com todos os profissionais de saúde que fazem parte dos processos de saúde dessa pessoa e, por isso, é importante que ela permita e dê acesso a esses médicos, fisioterapeutas, personal trainer, instrutor de Pilates, psicólogos e etc. As técnicas utilizadas não são iguais, mudam de acordo com cada ficha de anamnese para que o processo seja rápido e eficiente. A importância desse trabalho já é reconhecido até mesmo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tendo hoje em seu currículo de atendimento 29 técnicas de terapia. Só para terem uma ideia, podemos encontrar no SUS: 

Apiterapia - método que utiliza produtos produzidos pelas abelhas nas colmeias como a apitoxina, geléia real, pólen, própolis, mel e outros. 

Aromaterapia – uso de concentrados voláteis extraídos de vegetais, os óleos essenciais promovem bem-estar e saúde.

 Bioenergética – visão diagnóstica aliada à compreensão do sofrimento/adoecimento, adota a psicoterapia corporal e exercícios terapêuticos. Ajuda a liberar as tensões do corpo e facilita a expressão de sentimentos. 

Constelação familiar – técnica de representação espacial das relações familiares que permite identificar bloqueios emocionais de gerações ou membros da família. 

Cromoterapia – utiliza as cores nos tratamentos das doenças com o objetivo de harmonizar o corpo. 

Geoterapia – uso da argila com água que pode ser aplicada no corpo. Usado em ferimentos, cicatrização, lesões, doenças osteomusuculares. 

Hipnoterapia – conjunto de técnicas que pelo relaxamento, concentração induz a pessoa a alcançar um estado de consciência aumentado que permite alterar comportamentos indesejados. Imposição de mãos – cura pela imposição das mãos próximo ao corpo da pessoa para transferência de energia para o paciente. Promove bem estar, diminui estresse e ansiedade. 

Ozonioterapia – mistura dos gases oxigênio e ozônio por diversas vias de administração com finalidade terapêutica e promove melhoria de diversas doenças. Usado na odontologia, neurologia e oncologia. 

Terapia de Florais – uso de essências florais que modifica certos estados vibratórios. Auxilia no equilíbrio e harmonização do indivíduo. Terapia 

Ayurdédica – é uma terapia milenar focada no equilíbrio do corpo, da mente e do espírito para uma vida saudável e uma longevidade vigorosa. 

Homeopatia – é uma especialidade médica e farmacêutica que consiste em ministrar ao doente doses mínimas do medicamento homeopático para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica. 

Medicina tradicional chinesa - utiliza a fitoterapia e outros medicamentos como seu último recurso para combater os problemas de saúde. Segundo sua crença básica, o corpo humano dispõe de um sistema sofisticado para localizar as doenças e direcionar energia e recursos para curar os problemas por si mesmo. 

Medicina antroposófica - baseia-se nos métodos das ciências naturais, que nos permitem penetrar em todos os detalhes da natureza física ou corporal do organismo humano. Plantas medicinais/fitoterapia - é uma técnica que estuda as funções terapêuticas das plantas e vegetais para prevenção e tratamento de doenças. 

Arteterapia - é uma área de atuação profissional que utiliza recursos artísticos com finalidade terapêutica. 

Biodança – também conhecida como biodanza ou psicodança, é uma prática integrativa que tem como objetivo promover a sensação de bem estar através da realização de movimentos de dança baseado em vivências, além disso essa prática promove diálogo não verbal entre os participantes, valorizando o olhar e o toque. 

Dança circular – ão danças coletivas que tem como finalidade a integração do grupo e o fortalecimento de valores como empatia, compreensão e sentimento de pertencimento. 

Meditação – é um exercício de concentração que visa equilibrar emoções e trazer uma nova forma de lidar com estresse físico e psicológico. 

Musicoterapia - Trata-se de um híbrido entre arte e saúde e serve para promover a comunicação, expressão e aprendizado. 

Naturopatia - ou medicina natural é uma forma de medicina alternativa que recorre a uma série de práticas pseudocientíficas comercializadas como "naturais", "não invasivas" ou "regenerativas". A ideologia e os métodos da naturopatia têm por base o vitalismo e a medicina popular, e não a medicina baseada em evidências. 

Osteopatia – é um método de avaliação, diagnóstico e tratamento, realizado por fisioterapeutas, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção das mãos sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático. 

Quiropraxia – pode ser usada tanto para tratar quanto para prevenir problemas relacionados ao desalinhamento da coluna vertebral, que podem ser ocasionados por diversos fatores: má postura, passar muito tempo sentado ou em pé e até estresse e ansiedade. 

Reflexoterapia – é uma técnica de massagem que utiliza a pressão em pontos específicos dos pés, mãos e orelhas que correspondem a órgãos e outras regiões do organismo. 

Reiki – é uma técnica criada no Japão que consiste na imposição de mãos para transferência de energia, pois acredita-se que desta forma é possível alinhar centros de energia do corpo, conhecidos como chakras, promovendo o equilíbrio energético, necessário para manter o bem-estar físico e mental. 

Shantala – é uma massagem de origem indiana que proporciona relaxamento e bem-estar, ampliando o contato entre mãe e bebê. Muito indicada no auxílio e controle do choro e estresse dos recém-nascidos, a massagem Shantala se desenvolve através do toque na pele, transmitindo amor, conforto e confiança. 

Terapia comunitária integrativa – funciona por meio de rodas de conversas, e hoje envolve milhares de pessoas no país e no exterior. O princípio é simples, porque, segundo o criador do método, Adalberto Barreto, as pessoas, ao conversarem sobre problemas comuns, conseguem encontrar caminhos para solucionar suas dores. 

Termalismo social/crenoterapia - compreende as diferentes maneiras de utilização da água mineral e sua aplicação em tratamentos de saúde. A crenoterapia consiste na indicação e uso de águas minerais com finalidade terapêutica, atuando de maneira complementar aos demais tratamentos de saúde. 

Yoga - é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e a disposição, podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças. 

Ressalte-se que estamos falando apenas das práticas que fazem parte do Sistema único de Saúde até agora. Temos uma rama muito maior de terapias e benefícios como as Massagens, Drenagem Linfática, Shiatsu, apesar de fazer parte da Medicina Chinesa, Auriculoterapia, Cristaloterapia, o Oráculo Terapêutico, Feng Shui, Radiestesia e Radiônica, muito utilizados fora do Brasil até mesmo ligados a delegacias para auxilio em solução de casos graves, Cura Prânica, Astrologia, Numerologia, EFT, Cura Multidimencional, PNL. Terapia Quântica, Mindfulness e outas mais. Para que não nos estendamos muito vamos abordar cada uma dessas práticas terapeutas em separado...

12Jun

Massagens para dias frios. Técnicas como Pedras Quentes, Candle Cream.

A massagem é boa em qualquer tempo; mas tirar a roupa no frio, “bruuu”...que sacrifício!Pois é para não tremer mais que as massagens quentes estão ai, prontas para serem usadas.Explicando do começo, as manobras das massagens irão proporcionar um aumento da circulação sangüínea, limpeza das células, eliminação das toxinas e gás carbônico, melhoria da absorção de nutrientes, melhoria da irrigação sangüínea periférica (hiperemia), auxilia na drenagem linfática e na hidratação da pele. Com tudo isso há um aumento do ritmo do batimento cardíaco e em toda temperatura corporal.Entretanto, se isso não basta para espantar o frio vamos utilizar algumas técnicas  que com certeza o farão.Vamos falar da Terapia de Pedras Quentes. Imagine todas as sensações da massagem relaxante adicionada a uma harmonização de chácras através da cristaloterapia e o calor de cristais, pedras vulcânicas ou fluviais espalhadas por partes específicas do corpo como mãos, costas e, sendo usadas em todas as manobras.Maravilhoso, não é? E tem mais...A massagem com Pinda Sweda vem da Ayurvédica e utiliza trouxas de ervas e arroz que são imersas em água e óleo aquecidos e utilizadas para massagear todo o corpo.As ervas podem e devem ser escolhidas por suas propriedades e suas misturas devem ir de encontro ao doshade cada pessoa.Dosha vem do Sânscrito e significa transgressão, as “forças” do corpo que mais se desequilibram. Eles mostram o perfil de cada individuo através da Medicina Ayurvédica.Ainda tem mais...A massagem com Velas ou como é mais conhecida Candle Cream é uma excelente pedida para ser aplicada em uma cabine de massoterapia como também para ser usada pelos eternos namorados.A Candle Cream traz todos os benefícios da massoterapia como o aumento da circulação até mesmo em musculatura paralisada, restaura músculos rígidos, mobiliza tecidos que estão aderidos, alivia dor, proporciona grande relaxamento físico, melhora o bem estar psicológico e com isso afasta o estresse, cansaço e indisposições. Com o calor e uma parafina própria para a pele conseguimos uma espetacular hidratação.A massagem recebe filetes da parafina própria derretida e derramada sobre a pele trazendo a sensação do calor; além de tudo isso adiciona-se o poder e a beleza da chama acesa da vela.Todas essas técnicas tem o auxílio do calor que promove relaxamento físico e mental, dilata os poros, hidratam, rejuvenescem e nutrem.Depois de tudo isso, só posso desejar um ótimo inverno e uma maravilhosa massagem.

12Jun

Gomagem conhecida como esfoliação.

Existem terapias para os dias frios que relaxam e aquecem o corpo, além de serem deliciosas, mas se o calor for tanto que só de pensar em deixar alguém encostar na gente arrepia de nervoso?A primeira regra de qualquer terapia é manter um ambiente tão agradável,  que ele por si só já proporcione um bem estar para quem entra, com isso vem aromas, luminosidade, conforto e climatização.Mas isso parece tão óbvio!Sim. Na verdade é,  mas não significa que o terapeuta não precisa se programar antes.Mas existem outras “coisinhas" que refrescam junto com os ar-condicionados.A ingestão de frutas frescas e da época, saladas verdes, sucos refrescantes, águas saborizadas com frutas cítricas, são excelentes ferramentas para essas ocasiões. Daí entramos numa técnica simples, fácil de realizar, mas que traz enormes benefícios.  A gomagem corporal é uma esfoliação feita com movimentos de massagem como deslizamentos superficiais e movimentos circulares, removendo a camada de células mortas da pele, promovendo uma renovação celular, com isso também evita o ressecamento da pele e a mantém mais nutrida. Junto a gomagem pode-se incorporar outras terapias como a aromoterapia, por meio de óleos essenciais e a geoterapia adicionando argila medicinal em pó ao produto preparado para gomagem ou após, aplicando uma camada de argila medicinal diluída em água morna por todo o corpo.A argila medicinal tem vários benefícios e de acordo com a cor da argila podemos fazer uso de suas propriedades, contudo todas elas têm a capacidade de apresentar efeitos desintoxicantes, mineralizantes, equilibrador de energia, podem ser anti-inflamatórias, bactericida e cicatrizantes.Depois de tudo isso, nada mais recompensador e refrescante que um bom banho e pronto, a pessoa sai rejuvenecida!

18Aug

Drenagem Linfática Manual

Primeiramente quero explicar que comecei muito cedo a trabalhar com a Drenagem Linfática Manual, mas foi quando atuei junto a grandes cirurgiões plásticos que pude perceber o incrível tesouro que tinha em minhas mãos.A Drenagem Linfática para que a observa nada mais é do que uma massagem muito suave e lenta, muito lenta, entretanto existem grandes efeitos fisiológicos, os efeitos psicológicos e muitos mitos.Para sermos bem claros: se apertar uma pessoa a fizesse emagrecer, todos seriam muito magros e bastava uma prensa para apertar e “espremer” toda a gordura.Fazer a massagem não é o que emagrece.Não faz urinar gordura.Não deixa ninguém cheio de hematomas e dolorido.Não é bicho de sete cabeças e também não é permitido a qualquer pessoa que a deseje.Começando bem do princípio precisamos entender que o sistema linfático serve para proteção e limpeza do nosso corpo. De forma bem informal poderíamos afirmar que esse sistema seria a polícia do nosso corpo fazendo também o trabalho de coleta de lixo.O sistema linfático é composto por vários gânglios linfáticos e uma enorme rede de vasos que fazem toda a conexão. Esses vasos recebem todo o líquido do interstício (líquido que está entre os tecidos) e os devolve ao sangue e fazem um importante papel nas funções imunológicas e absorção de lipídeos.Ao fluido que circula  dentro desses vasos damos o nome de Linfa e é nela que circulam células mortas que são retiradas do interstício, organismos patogênicos que conseguem entrar em nosso corpo e até as células malignas durante o desenvolvimento do câncer.Quando realizamos uma massagem drenante  como é o caso de nossa  conhecida Drenagem Linfática Manual, nós facilitamos a limpeza das células aumentando sua capacidade de trabalho o que chamamos de aumento do metabolismo celular, filtramos com maior intensidade em nossos gânglios todas as impurezas e organelas que poder ser prejudiciais ao ser humano como por exemplo, bactérias e vírus e é no gânglio onde “residem” os linfócitos que podemos associar aos soldados que irão fagocitar, partilhar, quebrar essas partículas e assim combatidas não terão a capacidade de gerar uma inflamação ou doença em nosso corpo.Utilizando-se desses recursos a drenagem irá auxiliar em uma melhora na oxigenação celular, aumentar o potencial reparador seja pela necessidade gerada por alguma patologia, uma cicatriz de um corte ou mesmo uma lipoaspiração. Até a lipodistrofia ginóide (famosa celulite) é atenuada e, mais que isso, com uma boa alimentação o metabolismo atuando de forma rápida e uma boa limpeza e eliminação de toxinas é muito claro que o emagrecimento se dê de forma rápida.As indicações são inúmeras e vão desde a vontade de se sentir bem com o relaxamento profundo gerado pela massagem até em necessidades de tratamento para linfedemas. Como um dos efeitos é o aumento da circulação sanguínea e a diminuição dos edemas é uma técnica excelente para ser aplicada em mulheres grávidas onde a compressão dos vasos, o aumento de pesos e modificação postural facilitam os edemas de membros inferiores.Como vimos anteriormente existem casos onde a Drenagem é contra-indicada para isso, basta utilizarmos o bom senso e entendermos que estamos carregando algo por todo o nosso organismo, aumentando a circulação e a eliminação de toxinas; logo vemos que em casos de câncer, trombose, insuficiência renal grave, flebites não podemos fazer a massagem. Preciso afirmar que muito mais se tem a saber sobre esse fascinante assunto, contudo espero ter me feito entender que a Drenagem Linfática é sim uma delícia de aplicar e receber, que ela tem inúmeros motivos para a escolhermos e sobre tudo que ela já faz muito bem, mas falta um pouquinho para realizar milagres.


15Jul

Moxabustão, técnica oriental de cura com bastão incandescente de artemísia.

Parece um charuto, tem um cheiro forte e estranho para quem não está acostumado, mas funciona que é uma maravilha!É uma técnica chinesa antiga utilizando pontos de dor e os pontos de acupuntura para aplicar o calor direta ou indiretamente desse bastão de Artemísia ou da erva sobre pedaços de alho ou gengibre.O calor aplicado com essa técnica libera o fluxo de energia acumulado em alguns pontos ou meridianos ajudando no tratamento de dores, doenças físicas, emocionais e auxiliando no tratamento de doenças mentais. O moxabustão apesar de parecer, não é uma técnica tão simples,  existem pontos que não devem ser aplicados, cuidados a serem tomados para que não hajam problemas,  queimaduras ou erros, por isso o estudo é importante é ter a aplicação por um profissional é necessário. A moxabustão é uma terapia indicada para:•     Doenças crônicas, como artrite reumatoide e fibromialgia;•     Lesões musculares, causadas por atividades esportivas;•     Doenças do sistema reprodutivo, como cólicas menstruais e infertilidade;•     Doenças gastrointestinais, como úlceras estomacais e constipação.•     Doenças emocionais, como ansiedade, depressão e estresse.O bastão de moxabustão é aceso e aplicado no ponto específico, sempre dando uma distância necessária para não queimar pele.Essas sessões duram em média 40 minutos e a quantidade de sessões indicadas depende de caso a caso. Como em muitas terapias o moxabustão pode ser associado a ostras técnicas como a acupuntura ou o Shiatsu.Ao terminando a aplicação o corpo todo pode emitir muito calor pelo grande fluxo de energia liberada, logo é importante a proteção contra grandes golpes de ar, exposição a baixa temperatura de imediato.


01May

A arte de cuidar do todo.

Toda terapia holísticas tem a parte fisiológica e a parte energética. A energética atua através dos seus corpos físico,  estérico, astral e até o mental pela:•     Alimentação;•     Respiração, onde entram os pranaiamas,  a aromoterapia;•     A mentalização,  onde podemos trabalhar a meditação,  PNL, indução;•     Vibração,  pela própria energia, através de luz, cor som;•     Física, com o toque, massagem, acupuntura,  do-in, sementes, termo ou cromoterapia.Para entender tudo isso, é necessário saber que holístico está diretamente ligado ao todo e vê o ser muito além de um tratamento,  mas uma filosofia de manter um  equilíbrio de corpo, mente e espírito. Por isso um terapeuta não quer te fazer um Reiki ou uma massagem, mas sim, te ensinar a se manter o mais equilibrado energeticamente possível, evitando doenças físicas,  emocionais, psicológicas...Pense pelo modo mais prático!  Se seu corpo é uma máquina, é a utilizando da forma correta, limpando e fazendo direito sua manutenção, que ela não apresentará defeitos.Como o dia a dia nos traz uma série de problemas,  sujeiras e desequilíbrios, as terapias devem promover essa manutenção constantemente.


08Apr

Terapia para o amor

O que vem primeiro a mente quando você escuta a palavra amor?A menina com quem você quer ficar, seu marido,  um ex?E você?Lá vem aquele papo chato de que você só dá o que possui.  É chato porque na real, é isso mesmo.Existem muitas terapias que estão aqui para te ajudar nesse assunto. Podemos começar com meditações guiadas para o amor próprio e o amor ao próximo. Ah! Mas nem sempre é fácil se adaptar de primeira a essa técnica,  tudo bem tem outras. O Floral por exemplo tem um grupo inteirinho dedicado ao amor.*Agrimony*Indicado para quem precisa se livrar de relacionamentos anteriores e abrir uma nova página.
*Larch*Indicado para quem precisa melhorar a autoconfiança, aumentar autoestima e buscar novos desafios.
*Chicory*Indicado para quem precisa acabar com a carência, facilitar a capacidade de doar e aceitar o amor de outra pessoa.
*Holly*Indicado para quem precisa criar um envolocro protetor contra a inveja e a solidão, criando o amor e carinho.
*Wild Rose*
Indicado para quem precisa se ouvir, aprender a se valorizar e deixar as portas do coração abertas para novas oportunidades.
Ok. Falei várias terapias.Que tal usar o Quartzo Rosa?É uma pedra semi-preciosa linda, tem uma cor suave, pode ser usada como pingente, um adorno no corpo, na harmonização do Chácra cardíaco, na cristalterapia, unido a cromoterapia, ou mesma deixada em expansão energética em um ambiente. Ela pode ser usada bruta, que por um acaso eu amo, de forma atolada ou até esculpida.É conhecida como pedra do amor. Na antiguidade foi associada a própria deusa Vênus. Ajuda sentimentos de perdão, carinho e cuidado, ajuda na cura interior e do amor próprio, purificando e abrindo o coração para novas emoções. O quartzo rosa teria o poder do amor puro e verdadeiro, além de ajudar na cura das nossas feridas emocionais.
Óleos essenciais também foram pensados para esse propósito. *Óleo de flor de Laranjeira*Atua como um incrível afrodisíaco! Torna a relação mais íntima, porque ajuda no fortalecimento da empatia entre o casal. Acaba com os estresses e deixa a mente mais tranquila. Pode ser usado para evitar as brigas e desentendimentos.
*Ho Wood*Esse óleo essencial é um calmante natural que impede a ação da ansiedade e do nervosismo. Transmite serenidade e aumenta a felicidade. Com ele é possível aumentar a autoestima e o amor próprio.
*Rosa*É o óleo essencial do amor, o aroma de rosa ajuda a revigorar o amor combatendo os sentimentos negativos e o medo. Proporciona relaxamento, alivia as dores e auxilia o bem-estar do casal. Também fortalece a autoestima, aumenta a confiança e aquece a relação e melhora o prazer a dois.
*Sálvia Esclareia*Essência muito utilizada na beleza, tem o poder de fortalecer o cabelo, consegue regenerar as células e tem função antidepressiva. Ajuda a manter o casal na mesma sintonia e equilibra a parte hormonal do corpo. Pode diminuir as cólicas menstruais e a TPM.
*Ylang Ylang*É um óleo essencial afrodisíaco que reduz a ansiedade. Pode ser usado, também, no tratamento da depressão, consegue estimular o alto astral.
Na magia são famosos os feitiços e rituais para o amor.Com a lua cheia os rituais aumentam. E não precisam ser feitiços elaborados ou complicados, banhos, pós, óleos preparados com ervas são muito utilizados.
Algumas ervas são conhecidas como facilitadoras do amor.Verbena chamada erva do amor; Coentro atrai amor recíproco; Manjericão protege de relações problemáticas; Rosas vermelhas e rosas remetem ao amor e à paixão; Jasmim aumenta a socialização;Melissa atrai doçura;Hibisco aumenta a libido;Canela em pau aumenta o romance; baunilha em fava estimula o fascínio.

Podemos trabalhar traumas ligados a essa área na hipnose  ou mesmo cortar vínculos negativos com o passado com a Constelação Familiar Sistêmica. 
Claro que existem outras formas de trabalhar essa palavrinha tão desejada, seja o amor próprio, por outros, amor de mãe ou de pai, de filho e por aí vai.Mas acredito que com esse texto já dá para começar a amar...