Outra técnica impressionante é a Ventosaterapia.
A pressão negativa das ventosas sob a pele causa uma tração nos tecidos subcutâneos, causando um efeito biomecânico de alongamento local, liberação de tecido miosfacial e cicatricial e diminuição da rigidez da pele, ocasionando diminuição de tensão e alívio dos desconfortos. O aumento do fluxo sanguíneo e o aparecimento dos hematomas, aumenta a perfusão sanguínea e atua como estímulo nociceptivo que ativa as vias descendentes inibitórias de controle da dor e facilita o processo de auto regulação do corpo, além de melhorar o sistema imunológico pela ativação e produção de novas células.
Estudos mostram que a terapia da ventosa apresenta os mesmos efeitos fisiológicos a liberação miofascial e aplicação do calor, melhorando não apenas a dor em variáveis fisiológicas, mas também em variáveis psicológicas e comportamentais, sendo um principal recurso no tratamento de dores e desconfortos. A prática promove relaxamento corporal, mental e ainda ajuda a desintoxicar o nosso organismo, reduzir dores e desconfortos, e até mesmo auxilia com o desalinhamento de energias negativas.
Os Benefífios da Ventosaterapia Aumento da circulação sanguínea local; Fortalecimento dos vasos sanguíneos; Relaxamento do corpo e da mente; Eliminação de contraturas musculares (nós) e pontos gatilho. Uma sessão pode durar entre 5 e 20 minutos.
Dependendo do tratamento, podem ser feitas várias sessões para melhor resultado, de acordo com a orientação do profissional.
Contra-indicações: Apesar de serem um ótimo tratamento, as ventosas não podem ser usadas por qualquer pessoa. As pessoas pertencentes aos seguintes grupos não devem fazer ventosaterapia: Casos de trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos; Varizes; Febre; Fratura no local; Pressão muito alta; Peles com acne, dermatite, rosácea, psoríase, vitiligo, herpes ou qualquer outro tipo de lesão.
Existem vários tipos de aplicação: o Dry cupping, que consiste na aplicação nos mesmos pontos de estímulo da acupuntura. Cupping massage, deslizamentos do copo sob a superfície da pele, muitas vezes utilizados com óleos lubrificantes e óleos com arnica para liberação da pele, Wet cupping, em que é realizado uma incisão na pele para extração do sangue antes da aplicação das ventosas e o Flash cupping, que utiliza os copos somente para pressão local, sem manter as ventosas no local.
A pressão de aplicação dos copos pode ser leve (100 e 300 milibar / um ou dois bombeamentos manuais), média (300 e 500 milibar / três ou quatro bombeamentos manuais), forte (acima de 500 milibar / cinco ou mais bombeamentos manuais) ou pulsátil (a pressão dentro dos copos é variável, entre 100 e 200 milibar a cada 2 segundos). Geralmente, a sucção média é indicada para condições dolorosas do sistema musculoesquelético. Para um bom tratamento de Estresse com a ventosaterapia devemos utilizar pontos de analgesia, onde houver excesso com método dispersante e onde houver deficiência com métodos tonificantes, podemos trabalhar na área das costas correspondente a ansiedade e preocupação, até mesmo medo em certos casos. Pode trabalhar técnicas associadas, pontos gatilhos, sempre visando a liberação do “Chi”.