20 Jun
20Jun

Como já falamos anteriormente a terapia holística visa o todo, ou seja, a vida inteiramente equilibrada e saudável do indivíduo, em todos os seus aspectos, tanto físico quanto mental, emocional e espiritual. Então o que é a Terapia Integrativa? É a junção de diferentes técnicas ou práticas para atingir esse estado de equilíbrio geral. Ela se pauta na multidisciplinaridade e amplia o relacionamento entre terapeuta e cliente. E também não termina aí, pois o terapeuta, avaliando as necessidades de cada paciente, trabalha, além de várias técnicas próprias para o caso de cada cliente, também interage com todos os profissionais de saúde que fazem parte dos processos de saúde dessa pessoa e, por isso, é importante que ela permita e dê acesso a esses médicos, fisioterapeutas, personal trainer, instrutor de Pilates, psicólogos e etc. As técnicas utilizadas não são iguais, mudam de acordo com cada ficha de anamnese para que o processo seja rápido e eficiente. A importância desse trabalho já é reconhecido até mesmo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tendo hoje em seu currículo de atendimento 29 técnicas de terapia. Só para terem uma ideia, podemos encontrar no SUS: 

Apiterapia - método que utiliza produtos produzidos pelas abelhas nas colmeias como a apitoxina, geléia real, pólen, própolis, mel e outros. 

Aromaterapia – uso de concentrados voláteis extraídos de vegetais, os óleos essenciais promovem bem-estar e saúde.

 Bioenergética – visão diagnóstica aliada à compreensão do sofrimento/adoecimento, adota a psicoterapia corporal e exercícios terapêuticos. Ajuda a liberar as tensões do corpo e facilita a expressão de sentimentos. 

Constelação familiar – técnica de representação espacial das relações familiares que permite identificar bloqueios emocionais de gerações ou membros da família. 

Cromoterapia – utiliza as cores nos tratamentos das doenças com o objetivo de harmonizar o corpo. 

Geoterapia – uso da argila com água que pode ser aplicada no corpo. Usado em ferimentos, cicatrização, lesões, doenças osteomusuculares. 

Hipnoterapia – conjunto de técnicas que pelo relaxamento, concentração induz a pessoa a alcançar um estado de consciência aumentado que permite alterar comportamentos indesejados. Imposição de mãos – cura pela imposição das mãos próximo ao corpo da pessoa para transferência de energia para o paciente. Promove bem estar, diminui estresse e ansiedade. 

Ozonioterapia – mistura dos gases oxigênio e ozônio por diversas vias de administração com finalidade terapêutica e promove melhoria de diversas doenças. Usado na odontologia, neurologia e oncologia. 

Terapia de Florais – uso de essências florais que modifica certos estados vibratórios. Auxilia no equilíbrio e harmonização do indivíduo. Terapia 

Ayurdédica – é uma terapia milenar focada no equilíbrio do corpo, da mente e do espírito para uma vida saudável e uma longevidade vigorosa. 

Homeopatia – é uma especialidade médica e farmacêutica que consiste em ministrar ao doente doses mínimas do medicamento homeopático para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica. 

Medicina tradicional chinesa - utiliza a fitoterapia e outros medicamentos como seu último recurso para combater os problemas de saúde. Segundo sua crença básica, o corpo humano dispõe de um sistema sofisticado para localizar as doenças e direcionar energia e recursos para curar os problemas por si mesmo. 

Medicina antroposófica - baseia-se nos métodos das ciências naturais, que nos permitem penetrar em todos os detalhes da natureza física ou corporal do organismo humano. Plantas medicinais/fitoterapia - é uma técnica que estuda as funções terapêuticas das plantas e vegetais para prevenção e tratamento de doenças. 

Arteterapia - é uma área de atuação profissional que utiliza recursos artísticos com finalidade terapêutica. 

Biodança – também conhecida como biodanza ou psicodança, é uma prática integrativa que tem como objetivo promover a sensação de bem estar através da realização de movimentos de dança baseado em vivências, além disso essa prática promove diálogo não verbal entre os participantes, valorizando o olhar e o toque. 

Dança circular – ão danças coletivas que tem como finalidade a integração do grupo e o fortalecimento de valores como empatia, compreensão e sentimento de pertencimento. 

Meditação – é um exercício de concentração que visa equilibrar emoções e trazer uma nova forma de lidar com estresse físico e psicológico. 

Musicoterapia - Trata-se de um híbrido entre arte e saúde e serve para promover a comunicação, expressão e aprendizado. 

Naturopatia - ou medicina natural é uma forma de medicina alternativa que recorre a uma série de práticas pseudocientíficas comercializadas como "naturais", "não invasivas" ou "regenerativas". A ideologia e os métodos da naturopatia têm por base o vitalismo e a medicina popular, e não a medicina baseada em evidências. 

Osteopatia – é um método de avaliação, diagnóstico e tratamento, realizado por fisioterapeutas, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção das mãos sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático. 

Quiropraxia – pode ser usada tanto para tratar quanto para prevenir problemas relacionados ao desalinhamento da coluna vertebral, que podem ser ocasionados por diversos fatores: má postura, passar muito tempo sentado ou em pé e até estresse e ansiedade. 

Reflexoterapia – é uma técnica de massagem que utiliza a pressão em pontos específicos dos pés, mãos e orelhas que correspondem a órgãos e outras regiões do organismo. 

Reiki – é uma técnica criada no Japão que consiste na imposição de mãos para transferência de energia, pois acredita-se que desta forma é possível alinhar centros de energia do corpo, conhecidos como chakras, promovendo o equilíbrio energético, necessário para manter o bem-estar físico e mental. 

Shantala – é uma massagem de origem indiana que proporciona relaxamento e bem-estar, ampliando o contato entre mãe e bebê. Muito indicada no auxílio e controle do choro e estresse dos recém-nascidos, a massagem Shantala se desenvolve através do toque na pele, transmitindo amor, conforto e confiança. 

Terapia comunitária integrativa – funciona por meio de rodas de conversas, e hoje envolve milhares de pessoas no país e no exterior. O princípio é simples, porque, segundo o criador do método, Adalberto Barreto, as pessoas, ao conversarem sobre problemas comuns, conseguem encontrar caminhos para solucionar suas dores. 

Termalismo social/crenoterapia - compreende as diferentes maneiras de utilização da água mineral e sua aplicação em tratamentos de saúde. A crenoterapia consiste na indicação e uso de águas minerais com finalidade terapêutica, atuando de maneira complementar aos demais tratamentos de saúde. 

Yoga - é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e a disposição, podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças. 

Ressalte-se que estamos falando apenas das práticas que fazem parte do Sistema único de Saúde até agora. Temos uma rama muito maior de terapias e benefícios como as Massagens, Drenagem Linfática, Shiatsu, apesar de fazer parte da Medicina Chinesa, Auriculoterapia, Cristaloterapia, o Oráculo Terapêutico, Feng Shui, Radiestesia e Radiônica, muito utilizados fora do Brasil até mesmo ligados a delegacias para auxilio em solução de casos graves, Cura Prânica, Astrologia, Numerologia, EFT, Cura Multidimencional, PNL. Terapia Quântica, Mindfulness e outas mais. Para que não nos estendamos muito vamos abordar cada uma dessas práticas terapeutas em separado...

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.